Integralismo e História

Como muito apropriadamente sentenciou o Historiógrafo e nosso Companheiro, o Prof. Pimentel da Silva, "estamos cansados desses marxistas travestidos de Historiadores". Assim, a finalidade deste Blog é colocar a disposição do Povo Brasileiro a verdadeira História do Movimento Integralista, inclusive, com a fiel transcrição de Documentos Integralistas, quase sempre sonegados ou reproduzidos parcialmente ou adulterados cinicamente pelos pseudo-Historiadores. Além disso, aqui também serão expostos a Filosofia e o Método Integralistas da História. E, ainda, publicar-se-ão relatos sobre a História do Brasil e do Mundo, de Autores Integralistas.
Pelo Bem do Brasil!
Anauê!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O que pensava Miguel Reale sobre Gustavo Barroso


Miguel Reale
“...era um companheiro admirável. Alto, de porte marcial, parecia ter nascido para comandante da milícia, a cujos desfiles assistia com olhos saudosos dos heróis que cultuara em suas pesquisas históricas, ostentando no peito as condecorações que o envaideciam. Quando, porém, se tinha a fortuna de conhecê-lo na intimidade, o que deparávamos diante de nós era um homem simples e afável, com muito do recato da vida sertaneja. Nas longas viagens pelo ITA, contava-nos eles casos e mais casos do Nordeste ou da Guanabara, com uma verve espontânea e aliciante, assim como gostava de referir-se aos estudos históricos que haviam desfeito falsas glórias das armas argentinas ou uruguaias, nas guerras platinas, restituindo valores devidos ao exército brasileiro. De um patriotismo exemplar, entrara para o Integralismo seduzido pelo ideal nacionalista, assim como pelo amor que dedicava aos valores da ordem e da hierarquia na luta contra o comunismo, que ele inseria no quadro de um combate universal à "conspiração judaica". Como me opunha a alguma de suas idéias, chamava-me de "judeuzinho", mas, no fundo, era um sentimental, incapaz de compartilhar com as futuras atrocidades de Hitler contra o povo israelita."

REALE, Miguel. Memórias: Destinos Cruzados. São Paulo: Saraiva, 1987. Pág. 99.

4 comentários:

  1. Só não entendo uma coisa, porque todos aqueles que discordam de vocês são "pseudos", sobretudo, a censura de não publicar comentários com ideias contrárias às suas. A meu ver, permita-me que lhos esclareça, a história não é construída a partir de olhos míopes, mas sim através de opiniões e reflexões muitas vezes divergentes entre si. Reside aí a diferença entre conhecimento e dogmatismo. Victor Souza - historiador não sectário

    ResponderExcluir
  2. Prezado Victor.
    Não chamamos de "pseudos" os que discordam do nosso Ideal. Você nunca nos viu designar Chasin ou Benzaquem, só para citar apenas dois exemplos, de "pseudos", e no entanto, ambos têm opiniões críticas em relação ao Integralismo, mas, os reconhecemos como pesquisadores idôneos, mesmo tendo chegado a conclusões que não nos favorecem e das quais discordamos, é claro. O que chamamos de "pseudos" são aqueles indivíduos que são marxistas, se travestem de historiadores, sociólogos, geógrafos, etc., e se utilizam de seus títulos acadêmicos para o combate ideológico, enganando os ingênuos que imaginam que aquelas afirmações são "científicas", quando são apenas a desfiguração da Verdade.
    Enfim, nos Blogs que administro, não faço censura. Apenas não publico comentários que contenham palavrões ou o que possa ser interpretado como injúria a honra de pessoas Vivas ou mortas. Se você se desse ao trabalho de passar em revista os Comentários dos diversos Blogs que oriento, teria verificado Comentários anti-Integralistas têm sido publicados sem restrição. Portanto, sua acusação de censurarmos os Comentários é FALSA, e reveladora de que você é um "historiador" sectário...
    Anauê!
    Sérgio.

    ResponderExcluir
  3. O integralismo me parece um dos acontecimentos mais ridículos da história brasileira.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Sergio, antes de mais nada efusivos parabéns pela brilhante resposta dada ao senhor Victor Souza! É isso mesmo! Mais um que surge para lançar invectivas sórdidas contra o Integralismo, mas encontra pela frente sua brilhante argumentação e as repele, sem deixar o nível cair! Pra frente e avante Brasil!

    ResponderExcluir