Integralismo e História

Como muito apropriadamente sentenciou o Historiógrafo e nosso Companheiro, o Prof. Pimentel da Silva, "estamos cansados desses marxistas travestidos de Historiadores". Assim, a finalidade deste Blog é colocar a disposição do Povo Brasileiro a verdadeira História do Movimento Integralista, inclusive, com a fiel transcrição de Documentos Integralistas, quase sempre sonegados ou reproduzidos parcialmente ou adulterados cinicamente pelos pseudo-Historiadores. Além disso, aqui também serão expostos a Filosofia e o Método Integralistas da História. E, ainda, publicar-se-ão relatos sobre a História do Brasil e do Mundo, de Autores Integralistas.
Pelo Bem do Brasil!
Anauê!

sábado, 19 de março de 2011

Trecho do Discurso de Posse do Companheiro Raymundo Padilha como Deputado Federal pelo Partido de Representação Popular, em 02 de Junho de 1952


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Aqui estamos para deliberar acerca de questões básicas de nosso destino histórico, no plano econômico, no plano social, na órbita política.
Será truísmo afirmar que uma crise sem precedentes abala as estruturas sociais de dois mundos, com as projeções inevitáveis sobre as próprias instituições políticas de cada povo.
Os homens de Estado se veem aturdidos com a proliferação de problemas que lhes eram completamente estranhos até 1914. Sociólogos, economistas, filósofos da história buscam ansiosamente a interpretação desses gigantescos sucessos, semelhantes a estratificações vulcânicas da era do átomo.
No caso brasileiro, o fenômeno de nosso extraordinário crescimento sociodemográfico, nesta última década, choca-se com a escandalosa demissão das elites, reduzidas em expressão numérica e qualitativa, sob o signo dos critérios tecnocráticos, erigidos em verdadeira ciência de governo. Um torpor generalizado, no plano da administração pública, interfere na vida nacional como fator inibitório de uma nova expansão do indivíduo.
Acima de tudo, um fato gravíssimo: a sistemática destruição da classe média, que é a força atuante na composição do equilíbrio social. Com ela engrossa-se o proletariado, enquanto na outra margem instalam as suas cabeças de ponte os seres privilegiados. São os dois extremismos que se defrontam inconciliáveis, como prelúdio inelutável de uma tempestade que pretende nada menos que tudo engolfar na sua eclosão ciclópica.
Contudo, acreditamos fervorosamente na força das ideias morais que refizeram uma civilização e a consolidaram em vinte séculos de Cristianismo.
De todos eles é o nosso, parece-nos, o mais enfermo e, por isto mesmo, merecedor da boa vontade dos homens, sobretudo da boa vontade dos homens públicos.
A obra do estadista reveste-se, assim, de uma importância singular. Nela se exteriorizam as virtuosidades máximas do homem e as aquisições mais nobres da cultura. (...).
(Trecho transcrito do Volume 46 da Série "Perfis Parlamentares", páginas 62 e 630.)
- Raimundo Delmiriano Padilha (1899/1988). Escritor, jornalista, economista, político.  Líder Integralista num dos momentos mais terríveis da História do Movimento, durante o “Tempo das Catacumbas(1937/1945), quando o Chefe Nacional Plínio Salgado estava exilado, bem como outros Companheiros, e enquanto milhares de Integralistas lotavam as cadeias do totalitário Estado Novo, e os que não se encontravam presos, eram alvo de vexames e perseguições. Foi o Chefe Padilha que nos conduziu naqueles perigosos anos em que o Movimento teve que viver na clandestinidade. Inclusive, perdendo uma importantíssima função na Direção do Banco do Brasil, pelo grave crime de ser Integralista, e colocar os interesses do Povo Brasileiro acima dos interesses do Ditador Getúlio Dornelles Vargas.

IMPORTANTE! Os que desejarem conhecer mais sobre o P.R.P., devem visitar o Blog "História do Partido de Representação Popular".

Nenhum comentário:

Postar um comentário